Muitas pessoas sentem dificuldade para dominar a harmonia.
Provavelmente você já tentou estudar algum assunto e ainda assim não consegue dominar a harmonia. Já perdeu horas experimentando acordes para harmonizar uma melodia e se frustrou por simplesmente não conseguir fazer nada satisfatório?
O Método Vórtex pode te ajudar a resolver isso!
Para isso, o método se baseia em três pilares, que chamamos de a Triforce do Método Vórtex.
Planejamento. Se você não souber o que você quer aprender e o que você quer fazer com os conhecimentos da harmonia, você não será capaz de escolher o melhor caminho para alcançar esses objetivos. E o planejamento é fundamental para isso.
Limitação das Variáveis. Quanto mais opções pra escolher, mais difícil é o processo de escolha. Basta pensar quanto tempo você já perdeu tentando escolher um filme na imensidão do catálogo de um serviço de streaming. Com o Método Vórtex você vai aprender a limitar o número de elementos a serem escolhidos, facilitando todo o processo.
Complexidade Progressiva. Alguns assuntos do universo da Harmonia são muito complexos. E, infelizmente, a maioria das pessoas quer começar justamente por eles. Essa complexidade é difícil de ser dominada e controlada e isso gera frustração. No Método Vórtex, a complexidade dos conteúdos e da harmonização aumenta progressivamente, permitindo que você tenha total domínio durante todo o processo.
A primeira coisa que você precisa dominar é o Campo Harmônico Diatônico. Infelizmente, muita gente negligencia isso e já pula para conteúdos mais avançados. Para realmente dominar a harmonia, você precisa ser capaz de montar e reconhecer o campo harmônico de qualquer tonalidade, sabendo a função harmônica de cada acorde e como utilizá-los para delinear os ciclos funcionais de uma harmonia!
Aqui, você vai expandir a sua harmonização através do uso das Funções Sintáticas de Substituição e Prolongamento diatônicas.
Aqui, você vai incluir acordes com Função Preparação para os acordes definidos na etapa anterior. Isso vai introduzir notas cromáticas na sua harmonia, mas tudo de forma subordinada aos demais acordes.
Aqui, você vai tornar a sua rearmonização ainda mais interessante incluindo acordes cromáticos de empréstimo modal, acordes mediantes, acordes de misturas tonais etc.
Você quer aprender a criar harmonias interessantes e sofisticadas sem precisar perder horas testando acordes?
Você cria sequências de acordes super interessantes, mas não faz ideia de como cifrá-los ou mesmo o que significam?
Gostaria de Dominar todos os conceitos e ferramentas mais avançadas da harmonia para usar em suas músicas?
Você até conhece alguns clichês harmônicos mas se sente limitado e quer explorar novas sonoridades?
Você se sente refém da inspiração e já perdeu horas tentando harmonizar ou rearmonizar uma melodia sem conseguir alcançar um resultado satisfatório?
Você acha que suas harmonias são muito simples e bobas e gostaria de criar sequências de acordes mais sofisticados?
Você já estudou a teoria por trás da harmonia, mas ainda se sente limitado por não conseguir traduzir esse conhecimento em harmonizações que te agradem?
Você é compositor ou arranjador e quer desenvolver suas habilidades de harmonia para criar suas músicas e seus arranjos?
Você não quer entender todos os "porquês" da harmonia e busca apenas fórmulas prontas, clichês harmônicos e dicas rápidas para fazer suas harmonizações
Você não tiver paciência, tempo ou vontade para se dedicar a aprender todos os conteúdos fundamentais para o domínio completo da harmonia e suas ferramentas
Você não quer expandir os seus conhecimentos de harmonia, conhecendo técnicas, ferramentas e metodologias que vão além da harmonia funcional
Você está satisfeito(a) com a sua maneira de harmonizar uma melodia e não tem interesse em explorar novas ferramentas e sonoridades
Você acha que “tentativa e erro” é a melhor forma de escolher os acordes da sua música mesmo que você gaste muito tempo nesse processo
Você acredita que estudar mais sobre harmonia vai limitar a sua criatividade e tirar a sua inspiração na hora de escolher seus acordes
01: | Intervalos |
02: | Enarmonia |
03: | Escalas Maiores e Menores |
04: | Ciclo das Quartas e das Quintas |
01: | Tríades e Tétrades |
02: | Inversões e Notas Pedal |
03: | Cifras |
04: | Voicings |
01: | Série Harmônica |
02: | Música Tonal, Modal e Atonal: Diferenças e Semelhanças |
03: | Campo Harmônico Maior |
04: | Funções Tonais |
05: | Ciclos Funcionais |
06: | Movimentos de Fundamentais |
07: | Cadências |
08: | Escala de Acordes |
09: | As Cinco Leis Tonais |
01: | A importância do Trítono |
02: | Dominante Alterado |
03: | O SubV |
04: | Dominantes Secundários |
05: | Acordes de Sexta Aumentada |
06: | Segundo Cadencial |
07: | Acordes Diminutos |
01: | Acordes Alterados |
02: | Misturas Tonais |
03: | Acordes de Empréstimo Modal |
04: | A Função Mediante |
05: | Modos Litúrgicos |
06: | Modulação |
01: | Análise Melódica |
02: | Ritmo Harmônico |
03: | Funções Sintáticas |
04: | Método GPS |
05: | Harmonização pela Linha do Baixo |
01: | Notas Características dos Modos |
02: | Funções Modais |
03: | Modos Sintéticos e Alterados |
04: | Campo Harmônico Modal |
05: | As Cinco Leis Modais |
06: | Dominantes Secundários nos Modos |
07: | Segundo Cadencial Modal |
08: | Modulações e Mistura de Modos |
01: | Harmonia Quartal |
02: | Harmonia Negativa |
03: | Harmonia Cromática |
04: | Cluster |
05: | Poliacordes |
06: | Regiões Funcionais Expandidas |
01: | Teorias Acústicas da Harmonia |
02: | Relações Transformacionais entre Acordes |
03: | Operações PLR (Teoria Neo Riemanniana) |
04: | Simetrias Harmônicas e Espaciais |
05: | Rede de Alturas: Tonnetz |
06: | Polos Hexatônicos |
07: | Representações Geométricas da Harmonia |
08: | Espaço de Condução de Vozes |
09: | Espaço de Alturas |
10: | Teoria dos Conjuntos de Classe de Notas |
Doutor, Mestre e Bacharel em composição pela UFRJ. Foi aluno visitante da Eastman School of Music (Rochester, NY), como parte do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Vencedor de prêmios de composição, foi Professor Substituto de Composição na UFRJ de 2014 a 2016. Foi Professor Substituto de Contraponto na UFRJ e Professor de Teoria e Composição Musical no Conservatório Brasileiro de Música entre 2021 e 2022. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e Membro do Grupo de Pesquisa MusMat.
Doutor e Mestre em Composição Musical pela UFRJ, Pós-Graduado em Música para Cinema e Televisão e Bacharel em Guitarra Elétrica pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Atualmente é Professor de Teoria e Composição no Conservatório Brasileiro de Música.