PARE DE FICAR TESTANDO ACORDES!
Você já perdeu horas testando acordes para harmonizar uma melodia e se frustrou por simplesmente não conseguir fazer nada satisfatório?
Tentativa e erro não é uma metodologia eficiente para harmonizar ou rearmonizar uma melodia. Você até pode estar em um dia inspirado e ficar satisfeito com os acordes em pouco tempo, mas se a inspiração não vier, você pode se frustrar com horas de tentativas jogadas fora.
Na música tonal, se considerarmos apenas as notas estruturais do acorde (fundamental, terça, quinta e sétima), podemos usar 40 acordes diferentes para harmonizar uma única nota. Essa nota ainda pode ser entendida como uma tensão harmônica (9as, 11as, 13as etc.). Então uma única nota em uma melodia pode ser harmonizada com mais de 70 acordes diferentes.
Como uma melodia possui mais de uma nota, testar todos os acordes possíveis, além de não ser viável, não é a melhor nem a mais eficiente estratégia de harmonização.
Com o método GPS de Harmonização, além de não será mais refém da inspiração, você será capaz de harmonizar e rearmonizar uma melodia em muito menos tempo, tendo total controle sobre o tipo de sonoridade que quer alcançar!
Como o nome sugere, o Método GPS de Harmonização foi pensado para fornecer um guia passo a passo para harmonizar uma melodia, aumentando progressivamente a complexidade harmônica. O método é dividio em 5 etapas.
Aqui, você vai definir os pilares harmônicos da melodia apenas com acordes do campo harmônico para delinear os ciclos funcionais da sua harmonia.
Aqui, você vai expandir a sua harmonização através do uso das Funções Sintáticas de Substituição e Prolongamento diatônicas,o que pode manter ou alterar os pilares harmônicos definidos na etapa anterior.
Aqui, você vai incluir acordes com função de Preparação para os acordes definidos na etapa anterior. Essas preparações podem ou não contar com o auxílio de um acorde com função subdominante (o famoso II cadencial).
Aqui, você vai tornar a sua rearmonização ainda mais interessantes incluindo acordes cromáticos de empréstimo modal, acordes mediantes, acordes de misturas tonais etc.
Aqui, você vai novamente usar acordes com função de preparação, mas dessa vez incluindo possíveis preparações para os acordes cromáticos que foram inseridos na etapa anterior.
Você quer aprender a criar harmonias interessantes e sofisticadas sem precisar perder horas testando acordes?
Você cria sequências de acordes super interessantes, mas não faz ideia de como cifrá-los ou mesmo o que significam?
Gostaria de Dominar todos os conceitos e ferramentas mais avançadas da harmonia para usar em suas músicas?
Você até conhece alguns clichês harmônicos mas se sente limitado e quer explorar novas sonoridades?
Você se sente refém da inspiração e já perdeu horas tentando harmonizar ou rearmonizar uma melodia sem conseguir alcançar um resultado satisfatório?
Você acha que suas harmonias são muito simples e bobas e gostaria de criar sequências de acordes mais sofisticados?
Você já estudou a teoria por trás da harmonia, mas ainda se sente limitado por não conseguir traduzir esse conhecimento em harmonizações que te agradem?
Você é compositor ou arranjador e quer desenvolver suas habilidades de harmonia para criar suas músicas e seus arranjos?
Você não quer entender todos os "porquês" da harmonia e busca apenas fórmulas prontas, clichês harmônicos e dicas rápidas para fazer suas harmonizações
Você não tiver paciência, tempo ou vontade para se dedicar a aprender todos os conteúdos fundamentais para o domínio completo da harmonia e suas ferramentas
Você não quer expandir os seus conhecimentos de harmonia, conhecendo técnicas, ferramentas e metodologias que vão além da harmonia funcional
Você está satisfeito(a) com a sua maneira de harmonizar uma melodia e não tem interesse em explorar novas ferramentas e sonoridades
Você acha que “tentativa e erro” é a melhor forma de escolher os acordes da sua música mesmo que você gaste muito tempo nesse processo
Você acredita que estudar mais sobre harmonia vai limitar a sua criatividade e tirar a sua inspiração na hora de escolher seus acordes
Doutor, Mestre e Bacharel em composição pela UFRJ. Foi aluno visitante da Eastman School of Music (Rochester, NY), como parte do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Vencedor de prêmios de composição, foi Professor Substituto de Composição na UFRJ de 2014 a 2016. É Professor Substituto de Contraponto na UFRJ, Professor de Teoria e Composição Musical no Conservatório Brasileiro de Música e Membro do Grupo de Pesquisa MusMat.
Doutor e Mestre em Composição Musical pela UFRJ, Pós-Graduado em Música para Cinema e Televisão e Bacharel em Guitarra Elétrica pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Atualmente é Professor de Teoria e Composição no Conservatório Brasileiro de Música.